terça-feira, 11 de maio de 2010

Grupo Lobo


Um projecto muito interessante e de grande importância para esta espécie ameaçada, vale a pena conhecer, divulgar e contribuir para esta causa.
Desde já os meus parabéns pelo prémio BES Biodiversidade 2010...

O GRUPO LOBO, associação não governamental*, independente e sem fins lucrativos, foi fundado em 1985 para trabalhar a favor da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal. Conta com um vasto número de associados e colaboradores, nacionais e estrangeiros.
A existência do Grupo Lobo resulta da necessidade de divulgar novos factos sobre o lobo, predador que nos habituaram a ver como demoníaco. Hoje em dia estes conceitos estão completamente desactualizados mas, infelizmente, os novos conhecimentos sobre este animal estão pouco divulgados junto da opinião pública.
O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial mais tem sido reduzida. Esta situação tem motivado enormes esforços com a finalidade de evitar a sua extinção, pois se não actuarmos de uma forma concreta e positiva, perderemos mais uma espécie animal.
Foi tendo em atenção o que atrás foi escrito, que o Grupo Lobo iniciou uma estratégia cujas áreas de actuação dizem respeito à Informação da opinião pública, ao Apoio a estudos científicos e à Promoção de medidas práticas e conservação.
O GRUPO LOBO colaborou na elaboração da Lei de Protecção ao Lobo Ibérico, Lei n.º 90/88 de 13 de Agosto, que lhe confere o estatuto de espécie estritamente protegida em Portugal, estando actualmente a colaborar na revisão do Decreto-lei n.º 139/90, de 27 de Abril, que regulamenta a sua aplicação. Adicionalmente tem colaborado nos processos de elaboração e revisão dos Livros Vermelhos dos Vertebrados de Portugal, cuja última revisão foi efectuada em 2005 e onde o lobo se encontra classificado como EM PERIGO.

*O GL está inscrito desde 1993 com o nº 55/N no Registo Nacional das Organizações Não Governamentais (ONGA) e Equiparadas, estabelecido ao abrigo da Lei n.º 35/98, de 18 de Julho, a qual que prevê o Estatuto de Mecenato Ambiental, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 74/99, de 16 de Março, atribuindo relevância fiscal aos donativos em dinheiro ou em espécie concedidos às ONGA e Equiparadas.


Para saber mais: http://lobo.fc.ul.pt/

2 comentários:

  1. Sem dúvida, um grande projecto e uma excelente iniciativa do BES.

    ResponderExcluir
  2. Uma história bem velhinha para recordar e aprender. Queres ouvir a história? Não! Quero ir-me embora. ...
    Por causa desta História levou-me a detestar o lobo mas tava bem enganado...Lindo animal que vem da era do gelo

    ResponderExcluir