Foi no dia 26 de abril de 2009, que cheguei pela 1ª vez a Carris...
O dia começou bem cedo, e por volta das 7h30 eu e Abel Vieira, começamos a subir pelo velho estradão ao longo do Vale do Homem, gozando um perfeito céu azul, uma temperatura amena e as deslumbrantes paisagens que iam surgindo diante dos nossos olhos.
Foi uma subida calma aproveitando cada instante ao máximo, uma subida a sós que culminaria com a visão das minas dos carris e das belissimas paisagens envolventes.
Lá em cima não estávamos tão sós como previamos mas nem por isso a estada na minas foi menos espetacular...Almoçamos com vista para o pico da nevosa e arredores e de seguida "a cereja no topo do bolo", foi a bela da sesta junto á represa de carris.
Depois do merecido descanso encetámos uma subida ao marco geodésico de carris, para mais uma série de fotografias seguido de uma breve visita pela zona residencial de carris.
Com alguma pena mas com a alma mais leve regressamos pelo mesmo caminho, desta vez vendo o sol a pôr se á nossa frente.Eram aproximadamente 20h30 quando regressamos á ponte sobre o rio Homem.Já tinham passado 13 horas desde que tinhamos começado esta jornada mas mesmo assim soube a pouco...Antes de chegar á Portela do Homem ainda fomos brindados pela visão de um casal de garranos na companhia da sua cria que indiferentes á nossa presença aproveitavam o final de dia em plena Mata da Albergaria... foi assim que voltamos para a "vida normal", deixando uma silenciosa promessa de voltar em breve...ao certamente mais remoto,selvagem e deslumbrante "lugar" do mais belo cantinho do mundo...
fotografia © David Gonçalves/Abel Vieira
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Reportagens JN e Público sobre "Vamos limpar o PNPG 2009"
domingo, 6 de setembro de 2009
PNPG de cara lavada!

O dia ajudou com um dia soalheiro e os cerca de 40/50 voluntários, puseram mãos á obra nesta actividade organizada por Rui Barbosa administrador do blogue: carris-geres.blogspot.com ,foram sacos e sacos de lixo recolhidos durante todo o dia, numa missão que mais parecia impossivel mas que no final do dia nos alegrou a alma, observando as várias zonas limpas como se nada tivesse jamais acontecido e como se vivessemos num país civilizado, livre da estupidez do Homem.
Muito obrigado a Rui Barbosa por ter sido o obreiro e mentor desta actividade fantástica e por todo o esforço e dedicação com que se entregou a este desafio, sensibilizando e mobilizando nos a todos.
Um agradecimento especial ao pessoal do PNPG pela "mãozinha" e pela simpatia.
Por fim um último agradecimento a todos os outros voluntários que tal como eu fizeram com que o cantinho mais belo do mundo dormisse de cara lavada...



fotografia © David Gonçalves
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Domesticar o Homem
Agora que nos vamos aproximando cada vez mais da Actividade de limpeza no PNPG(faltam 2 dias),convém não esquecer que há muitas atitudes a mudar, não só na preservação da natureza mas tambem em relação ao vil tratamento dos quais muitos animais são vítimas nas mãos do Homem...tudo isso em pleno século XXI...

No inicio foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.

No inicio foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Garrano

Garrano é uma raça de cavalo nativa do Norte de Portugal, utilizada desde há muitos séculos como animal de carga e trabalho. Devido ao seu tamanho é considerado um Pónei. Habita actualmente em estado semi-selvagem nas zonas da serra do Geres e da serra da Cabreira, tendo em tempos habitado o Minho e Trás-os-Montes donde é oriundo. É uma raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo. Hoje o "Garrano" encontra-se não apenas no meio selvagem mas também na posse de alguns criadores particulares, que actualmente já vem a aumentar o seu numero devido 'as caracteristicas do cavalo (dócil para com as crianças, inteligente, trabalhador, de fácil treino..). A sua cor é castanho, as suas crinas e rabada de cor preta, e não ultrapassa 1,35m Além de animal de tiro também tem aptidão para sela. É também utizado no norte de Portugal como cavalo de corrida onde é muito admirado.
In Wikipédia
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
carris 2ª tentativa
Vale do Homem,12 de Abril de 2009
A ideia seria sair de manhãzinha cedo, mas uma noitada na véspera acabou por nos "obrigar" a adiar a saída para as 14 horas e assim foi, desta vez na companhia da "minha mais que tudo", la fomos subindo pelo vale do Homem, a desfrutar da paisagem e do dia ameno que se ia apresentando.
Apesar do "bom" andamento que tivemos acabamos por desistir pouco antes de chegar, por ja serem 18 horas e acharmos por bem descer enquanto fosse dia.
Não foi desta que cheguei "la cima", mas (novamente), não foi um passeio em vão...o vale do Homem é sempre merecedor de tal esforço, e como diz o velho ditado...á terceira é de vez!
cá estão as fotos:
fotografia © David Gonçalves
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Lobo Ibérico

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal, sendo o Parque Nacional da Peneda Gerês uma zona onde podemos encontrar este belíssimo animal. A subespécie foi descrita pelo cientista espanhol Ángel Cabrera em 1907.
In Wikipédia

Assinar:
Postagens (Atom)




