sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mais fotos da Actividade de limpeza no PNPG 2009




Aqui ficam mais algumas fotos desta fantástica actividade realizada dia 5 de Setembro de 2009.As fotos são da autoria de Susana Morais, pertencente ao grupo Portela de Leonte-Preguiça:









quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Más notícias...



www.tvi24.iol.pt/sociedade/chamas-fogo-geres-ultimas-tvi24/1088291-4071.html

A Corça



A corça ou corço, ou ainda cabra-montês (Capreolus capreolus), é um mamífero artiodáctilo da família dos cervídeos que ocorre na Europa, Ásia Menor e na região ao redor do Mar Cáspio.
A corça é o menor cervídeo europeu, variando de 95 a 135 cm de altura e pesando entre 18 e 29 kg. A pelagem varia de cor e comprimento, sendo curta e avermelhada no Verão, longa e castanho-acinzentada no Inverno.
As galhadas, presentes só nos machos, são curtas e pontiagudas. São usadas na disputa por fêmeas durante a época de reprodução, no Verão. No Outono, as galhadas caem para crescerem novamente na Primavera.
A média de vida de uma corça selvagem é de oito anos, podendo chegar aos 14 anos.
A corça alimenta-se de folhas, brotos, cascas de árvores e também de plantas cultivadas.
A temporada de reprodução da corça é no alto verão, quando os machos se tornam territoriais. O embrião da corça passa por um processo chamado de implante atrasado, que permite o filhote nascer durante a primavera. A gestação tem o tempo de duração aproximado de 300 dias, ao fim dos quais nascem um, ou raramente, dois filhotes.
Os filhotes nascem com marcas brancas características sobre os flancos, que desaparecem passados cerca de dois meses. Após este período, o filhote é desmamado, permanecendo com a mãe até o nascimento da próxima ninhada.
A corça é normalmente um animal de hábitos solitários, preferindo realizar as suas atividades durante o nascer e o pôr-do-sol.
Na Europa, a corça distribui se por quase todos os países, estando ausente da Irlanda, Islândia, Córsega, Sardenha e norte da Escandinávia. A oriente, a corça alcança o oeste da Rússia, Ásia Menor até o Mar Cáspio, incluindo o norte da Síria, Iraque e Irão. Devido a sua adaptabilidade, a corça sobrevive bem em ambientes alterados pelo homem, sendo o cervídeo mais comum da Europa.
Em Portugal, a corça ocorre principalmente no norte e ao longo da fronteira com a Espanha. Áreas protegidas com populações de corças são o Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Alvão e o Parque Natural do Douro Internacional. Recentemente registou se o seu reaparecimento na Reserva Natural Serra da Malcata.



In Wikipédia

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Minas dos Carris Finalmente!

Foi no dia 26 de abril de 2009, que cheguei pela 1ª vez a Carris...
O dia começou bem cedo, e por volta das 7h30 eu e Abel Vieira, começamos a subir pelo velho estradão ao longo do Vale do Homem, gozando um perfeito céu azul, uma temperatura amena e as deslumbrantes paisagens que iam surgindo diante dos nossos olhos.
Foi uma subida calma aproveitando cada instante ao máximo, uma subida a sós que culminaria com a visão das minas dos carris e das belissimas paisagens envolventes.
Lá em cima não estávamos tão sós como previamos mas nem por isso a estada na minas foi menos espetacular...Almoçamos com vista para o pico da nevosa e arredores e de seguida "a cereja no topo do bolo", foi a bela da sesta junto á represa de carris.
Depois do merecido descanso encetámos uma subida ao marco geodésico de carris, para mais uma série de fotografias seguido de uma breve visita pela zona residencial de carris.
Com alguma pena mas com a alma mais leve regressamos pelo mesmo caminho, desta vez vendo o sol a pôr se á nossa frente.Eram aproximadamente 20h30 quando regressamos á ponte sobre o rio Homem.Já tinham passado 13 horas desde que tinhamos começado esta jornada mas mesmo assim soube a pouco...Antes de chegar á Portela do Homem ainda fomos brindados pela visão de um casal de garranos na companhia da sua cria que indiferentes á nossa presença aproveitavam o final de dia em plena Mata da Albergaria... foi assim que voltamos para a "vida normal", deixando uma silenciosa promessa de voltar em breve...ao certamente mais remoto,selvagem e deslumbrante "lugar" do mais belo cantinho do mundo...



fotografia © David Gonçalves/Abel Vieira

segunda-feira, 7 de setembro de 2009