“...devias mudar radicalmente o teu estilo de vida e começar a ter coragem para fazer coisas que nunca antes tenhas pensado fazer ou que tenhas receado tentar. Há tantas pessoas que vivem infelizes e que no entanto não tomam a iniciativa de alterar a sua situação porque ficam condicionadas a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo. Tudo isto pode parecer conferir-lhes paz de espirito. No entanto, na realidade, nada é mais prejudicial para um espírito aventureiro no interior de um homem do que um futuro seguro.O principio básico do espírito livre de um homem é a sua paixão pela aventura. A alegria de viver provém dos nossos encontros com novas experiências, e por isso não existe maior prazer do que ter um horizonte em eterna mudança, para cada dia ter um sol novo e diferente. Se desejas tirar maior partido da vida, deves perder a tendência para a monôtona segurança e adoptar um estilo de vida agitado que, á primeira vista te poderá parecer extravagante. Mas quando te habituares a este tipo de vida, compreenderás todo o seu significado e incrivel beleza (...) e deves fazê-lo com economia: nada de hóteis, cozinha a tua própria comida, regra geral gasta o menos possível e apreciarás tudo com muito mais intensidade.”
Abril 1992 Chris McCandlless In “Into the Wild” Fotografia: David Gonçalves
Há dias assim e esse dia foi um deles.Tudo estava planeado para madrugar e fazer o trilho da Cumeada pela 1ª vez, na companhia de Abel Vieira e Rui Barbosa,que seria também uma estreia o facto de caminhar com ele, mas como é a Natureza que dita as leis, essa "bi" estreia teve de ser adiada devido ás péssimas condições climatéricas que nos brindavam com uma chuva constante acompanhada de algum frio. Refeitos os planos decidi esperar para ver se o tempo melhorava na parte de tarde e iria fazer o trilho da Calcedónia com Abel Vieira...mas pouco depois de começarmos a andar percebemos que a chuva não iria abrandar e foi com muita pena que tivemos de voltar para trás... Já conformados com o facto de não podermos caminhar nesse dia, decidimos "dar uma volta" de carro pelo PNPG e essa acabou por ser a decisão mais acertada perante aquele cenário. As coisas compuseram se ao deslumbrarmo-nos com o que os nossos olhos contemplavam...Campo do Gerês,Vilarinho das Furnas,Mata da Albergaria e por fim uma visita a os baños, acabaram por salvar o dia...sim, pois mesmo num dia feio como aquele voltamos a casa com a certeza que vinhamos do mais belo cantinho do Mundo...