quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Taxa de 200 euros trava escuteiros



Uma portaria, que esteve em vigor apenas dois meses e que já foi suspensa, continua a causar polémica. Um grupo de escuteiros foi notificado a pagar 200 euros para visitar o Parque Natural da Peneda-Gerês.

Os escuteiros de Braga suspenderam as actividades no parque enquanto não for totalmente conhecida a legislação que regula e obriga ao pagamento de taxas a quem passear em áreas protegidas. Os escuteiros tinham prevista uma actividade, que incluía visitas a aldeias e caminhadas na serra, entre os dias 26 e 29. Pediram autorização ao Departamento de Gestão das Áreas Classificadas, Norte, e, na resposta, Lagido Domingos, director do departamento, informou-os de que tinham dez dias úteis para pagar 200 euros de taxa de "autorização".

"Decidimos não ir. O nosso plano era o de visitar museus, visitar a aldeia de Vilarinho das Furnas e pôr os jovens em contacto com a natureza, mas pagar 200 euros mais as despesas de alimentação, o campismo e os transportes, não dá", disse Rui Barbosa, chefe do grupo de escuteiros que pretendia participar na actividade.

O pagamento de taxas para visitar áreas protegidas tem suscitado acesa discussão em todo o país. Apesar da Portaria 1245/2009, que obriga ao pagamento das taxas só ter estado em vigor entre 13 de Outubro e 5 de Dezembro, são muitos os protestos. Desde o início de Dezembro que a portaria está suspensa mas, os pedidos efectuados nos dois meses de vigência, continuam a implicar custos. O caso dos escuteiros de Braga está entre esses pedidos.

"Já escrevemos uma carta ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) a informar que nos recusamos a pagar 200 euros de taxa de visita e a dizer que desistimos de realizar a actividade", referiu Rui Barbosa. De resto, os escuteiros já por várias vezes realizaram acções de limpeza da mata e de sensibilização ambiental junto dos jovens que fazem parte do organismo.

Os protestos pelo pagamento das taxas levaram à sua suspensão e obrigaram o Instituto de Conservação da Natureza a emitir um comunicado a explicar a situação.

"A portaria não procurou agravar os custos das actividades económicas que implicam a prestação de serviços pelo ICNB, nem criar ou alterar obrigações de pagamento de taxas que não se encontram previstas em actos legislativos", diz o comunicado.

O comunicado assume a existência de "alguns erros que necessitam de rectificação" e constata que "alguns itens eram passíveis de criar diferentes interpretações de uso que levariam a situações de não aplicação adequada conforme o espírito associado à sua elaboração". A suspensão é válida por três meses mas, até nova legislação, os escuteiros de Braga não vão ao Gerês.

PNPG propõe revisão de artigos do Plano de Ordenamento

O Parque Nacional da Peneda-Gerês vai propor ao Governo a alteração de alguns artigos da proposta de Plano de Ordenamento, para clarificar que "o pastoreio e a visitação não estão proibidas aos residentes", disse o director. Lagido Gonçalves adiantou que a visita dos moradores do parque ao seu interior ou a terrenos agrícolas nunca esteve em causa, o mesmo acontecendo com o pastoreio, que vai continuar". "Há alguns aspectos da redacção do documento que precisam clarificar essas duas realidades e afastar as preocupações das populações", acentuou. As duas questões foram as mais levantadas pelos residentes, quer durante as discussões públicas quer nas dezenas de propostas de alteração ao Plano recebidas na sede do PNPG. O Plano de Ordenamento, que esteve em discussão pública até dia 3, tem, precisamente, como inovação o conceito de "todo o parque aberto aos visitantes, já que deixa de haver zonas interditas". Uma das propostas de alteração foi apresentada pelo presidente da Junta de Freguesia de S. João de Campo, Terras de Bouro, António Pires Gonçalves, a qual inclui a contestação das alegadas limitações à visitação e ao pastoreio, dos moradores.

In Jornal de Noticias

sábado, 12 de dezembro de 2009

Outono II

REGRAS SIM...TAXAS NÂO!!!



A Marcha silênciosa em protesto contra a injustiça da Portaria 1245/2009 realizou se hoje em Braga quando o ponteiro marcava as 10h da manhã...começando no Arco da Porta Nova,um bom numero de pessoas mostraram assim o seu desagrado perante esta Portaria, sendo dada por terminada a marcha no Centro de Braga, com ainda alguns breves discursos.Cumprimos a nossa parte...agora so nos resta esperar para ver no que isto vai dar...REGRAS SIM...TAXAS NÂO!!!

As Fotos:







Texto/Fotografia: David Gonçalves

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Portela do Homem - Carris em pleno Verão



16-08-2009

Foi em pleno mês de Agosto, que mais uma vez subi ao 2º ponto mais alto de Portugal Continental desta feita na companhia dos meus queridos primos e seus respectivos e ainda da minha parceira de sempre, Sandra Macedo...
O dia começou bem cedo (7h00), ainda antes de iniciar a caminhada paramos na vila do Gerês para o cafezinho que tão bem soube, para logo de seguida rumar á Portela do Homem onde iriamos dar inicio a essa longa e estafante jornada.
Começámos bem, com uma boa disposição geral e muitas paragens para contemplar o sempre belo Vale do Homem...Com o passar das horas o calor ia apertando e os primeiros indícios de cansaço iam surgindo nos meus companheiros, foi assim que pouco depois da "ponte do Cagarouço", resolvemos fazer a 1ª paragem para refrescar nas melhores lagoas do Mundo!Obrigado ao Rui pela mariola!
Depois de uns bons banhos e de descançar as pernas la seguimos a nossa caminhada em direcção aos carris, o calor apertou ainda mais, o cansaço era evidente e as paragens apesar de curtas tornaram se mais frequentes...ao chegar ás minas dos carris procuramos uma sombrinha que nos abrigasse daquele sol escaldante junto á represa e toca a dar o merecido descanso ás pernas, e o tão desejado repasto que tão bem nos soube...
Ao fim do almoço não faltaram voluntários para preguiçar á sombra, mas nem todos...Eu, o meu "irmão de sempre" Daniel e a minha mais que tudo Sandra, fomos explorar a zona residencial das minas e ainda parar uns minutos para contemplar a impressionante Garganta das Negras, esses pequenos momentos fazem valer todo o esforço dispendido na subida, e mais importante que tudo...marcam nos para sempre...
A descida foi feita em ritmo acelarado devido á enorme vontade de nos refrescarmos novamente naquela fantástica lagoa e assim foi...Uns bons mergulhos, muita diversão um bom lanche e ala que se faz tarde...
Ao chegar á estrada e apesar do cansaço, ja sentia saundades do dia fantástico que tinha passado na companhia de pessoas espetaculares num dia lindo de verão e como sempre e como não podia deixar de ser...no mais belo cantinho do Mundo...







Fotografia e Texto : David Gonçalves

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Petição "Inibição de taxas de autorização para a prática Desportiva"

Para:Presidente da Assembleia da RepúblicaVimos, solicitar a V. Exa. uma tomada de posição perante a obrigatoriedade de pagamento de taxas, na obtenção de autorização para a prática de actividades associadas ao deporto (alpinismo, escalada, montanhismo, canyoning, entre outras), nas áreas de gestão do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB)", estabelecida na Portaria n.º 1245/2009 de 13 de Outubro.

O N Aventuras, Clube de Montanhismo, desenvolve anualmente diversas actividades no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), bem como os seus associados, de forma individual. Sendo este clube uma associação sem fins lucrativos e com parcos recursos financeiros, encontramo-nos impossibilitados de desenvolver o normal das nossas actividades, com a aplicação desta Portaria, que obriga ao pagamento de taxas para a devida a autorização.

Pelos motivos supracitados vimos solicitar a intervenção de V. Exa., junto das entidades competentes, com o objectivo de anular a obrigatoriedade do pagamento das referidas taxas, defendendo as associações desportivas bem como os praticantes individuais das mesmas.

A Direcção



Os signatários

Para Assinar siga este link: http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2009N804

A Petição "Inibição de taxas de autorização para a prática Desportiva", para Presidente da Assembleia da República foi criada e escrita pela comunidade N Aventuras Clube de Montanhismo.