quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Gerês por Miguel Torga IV



"Acumularam-se e harmonizaram-se aqui tais forças e contrastes, tão variados elementos de beleza e de expressão, que o resultado lembra-me sempre uma espécie de genialidade da natureza."

Gerez, 6 de Agosto de 1955
Miguel Torga, Diário VII

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MILU


Apesar de provavelmente este não ser o local mais apropriado, não podia deixar de fazer esta singela homenagem a um amigalhaço que hoje partiu, mas que vai deixar muitas saudades...A casa sem ti nunca mais sera a mesma...
Obrigado por ter estado sempre presente ao longo destes 13 anos...Nunca te esquecerei...

Concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal





A Mata da Albergaria e a Serra do Gerês (ambas no concelho de Terras de Bouro) e os Azevinhais da Serra Amarela (área do concelho de Ponte da Barca dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês) estão entre os 77 locais pré-finalistas do concurso "7 Maravilhas Naturais", promovido pela "New 7 Wonders Portugal".
Nesta primeira fase houve 323 candidaturas de 270 locais do continente e ilhas, tendo o resultado da primeira “filtragem” sido divulgado ontem. Segundo a “New 7 Wonders Portugal”, a lista agora apresentada foi definida por 77 representantes de todo o país e de várias áreas profissionais, como biologia, sociologia, botânica, jornalismo, engenharia do ambiente ou turismo.

Publicado a 09-02-2010 in Diario do Minho

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Arado-Poço Azul


>












30/08/2009
26/12/2009

O que é bom, merece ser repetido, foi o caso deste belo percurso percorrido pela 1ª vez numa tarde de fim de Agosto na companhia da Sandra e que apesar de termos adorado a caminhada e a banhoca no Poço Azul foi nos impossível tirar qualquer fotografia por não termos a máquina disponível. Entretanto uns meses depois decidi na companhia de Abel Vieira voltar a percorrer este trilho, para desta feita trazer algumas fotografias pois esta jornada bem merece...
Este percurso ocupou em ambas as ocasiões cerca de 4 horas ir e voltar e presenteia-nos tanto no Verão como no Inverno com imagens magníficas de belos prados, bosques encantados, abrigos e pontes de madeira que nos isolam do mundo real e nos transportam para lugares que só o nosso belo Gerês é capaz de nos oferecer...
Aqui ficam algumas imagens deste trilho que aconselho a todos aqueles que ainda não o conhecem...



PS: Um agradecimento especial ao Paulo Figueiredo do blogue:
http://www.no-geres2.blogspot.com/ pelas informações dadas que foram de grande utilidade.

Texto:David Gonçalves
Fotografia: David Gonçalves /Abel Vieira(ultima foto)


Muito brevemente mais fotos...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Parabéns Amigo!



Parabéns Amigo, espero ter te sempre a meu lado a caminhar tanto por esses montes como também pela vida fora...

Loucos e Santos

Eu escolho os meus amigos não pela pele ou outro caracteristica qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero o meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco...
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Eu escolho os meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também a sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade loucura, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade a sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois vendo os loucos e santos, brincalhões e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

As Maravilhas do PNPG Nº2

Mata da Albergaria



A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da PenedaGerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.
A baixa presença humana nesta mata não rompeu, até há poucos anos, o frágil equilíbrio do seu ecossistema, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu. É também, nos termos do Plano de Ordenamento do Parque, classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.

In: www.serradogeres.com
Fotografia:David Gonçalves