quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Memórias de uma chegada a Carris

Nem o cansaço acumulado depois de uma dura subida num dia de muito calor apaga a boa disposição e alegria de estar num local tão mágico como é Carris...São memórias que jamais esquecerei...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VERGONHOSO!!! Chamas atingem Mata do Cabril no Gerês


Um incêndio lavra desde esta manhã na Mata do Cabril, uma das áreas protegidas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Miguel Dantas da Gama, da direcção do Fundo para Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS), lamenta a falta de prevenção de fogos naquela zona do país.

O fogo começou esta sexta-feira, pouco passava das 08h30, na Mata do Cabril, Serra Amarela, uma das zonas protegidas do parque da Peneda-Gerês. Para o local já foram mobilizados, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), 25 bombeiros, auxiliados por cinco viaturas e duas aeronaves espanholas.

Miguel Dantas da Gama defende que o fogo, que arde numa das “melhores zonas que existem no parque, em termos de flora e fauna”, poderia ter sido evitado caso se tivessem tomado medidas preventivas.

“O fogo teve início em Vilarinho de Furnas, atravessou a Serra Amarela e está agora na Mata do Cabril. Isto teria sido evitado, se as autoridades competentes tivessem tomado medidas a tempo e horas”, indica o responsável do FAPAS, sublinhando que “deviam ter sido accionadas forças do Exército para desbastar a mata antes que isto acontecesse”.

Segundo Lagido Domingues, director do Parque Nacional da Peneda-Gerês, "as forças especiais de combate têm feito um trabalho notável e barraram ontem a zona principal do incêndio", na Serra Amarela.

O responsável pela reserva natural avança que já foram pedidos reforços para combater o novo foco de incêndio que deflagrou ao início da manhã numa zona de difícil acesso.

Lagido Domingos acrescenta ainda que, recentemente, o parque procedeu a uma acção de prevenção que consistiu na remoção de terra vegetal, até chegar à terra mineral, para evitar a propagação de incêndios.

In: Publico
Foto: PND

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Incendio em Muro - Serra Amarela :Ponto da situação



http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=8&t=Lagido-Domingues-incendio-em-Vilarinho-esta-controlado-situacao-na-Serra-Amarela-mais-preocupante.rtp&article=366443

Lágido Domingues: incêndio em Vilarinho está controlado; situação na Serra Amarela mais preocupante

Lágido Domingues, Director do Parque Nacional Peneda-Gerês, afirma que o incêndio em Vilarinho está praticamente extinto e a situação está controlada. Em relação à ocorrência na Serra Amarela, a situação está a evoluir favoravelmente, mas ainda tem uma frente considerável.

Fonte: Antena 1
foto tvi 24

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PC Vidoeiro – Curral Lomba do Vidoeiro – Curral Carvalha das Éguas



28/03/2010

Este trilho realizado a um domingo á tarde, foi feito com intuito de percorrer o trilho dos Currais, achando que iamos fazer uma caminhada leve e relaxante.
Começando a partir do Parque de Campismo do Vidoeiro, começamos desde logo a perceber que aquela subida ingreme não tinha nada de leve e muito menos de relaxante...Apesar da dificuldade da subida iamos nos embrenhando num belo cenário com muitas árvores e muito verde que “quase” nos faziam esquecer o suor que nos escorria pela cabeça abaixo.Finalmente chegados ao fim de tão ingreme subida deparamo-nos com o Curral da lomba do Vidoeiro e as suas muitas mariolas, um local sem dúvida muito peculiar pela quantidade e diversidade de Mariolas na área envolvente.Daí o trilho torna se muito mais fácil e rapidamente se chega ao Curral da Carvalha das Éguas onde fizemos uma pausa para o merecido lanche e descanso.
Pela falta de tempo resolvemos voltar para trás, mas ficando a promessa de voltar em breve, para desta vez e com mais algum tempo poder perfazer na totalidade o Trilho dos Currais.
Assim se passou o 1º Domingo de Primavera de 2010 no cantinho mais belo do Mundo...











Texto e Fotografia: David Gonçalves

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Citação IX


“Mas se querem ver uma serra bem serrana em que a beleza se desprende apenas dos panoramas que se rasgam desde alterosos balcões de rocha sobre os vales e as fitas de prata dos rios, coleando nos abismos; da abundância tumultosa da frescura das águas, palrando em jorros e cascatas nos declives abruptos; do silvestre e bucólico das matas, em que predomina o carvalho-roble, o pinheiro manso e a urze em flor; da fauna brava onde se contam, embora rareando, a corça, a cabra selvagem, o javali, o lobo e a águia, e onde o próprio habitante, longe de afeiçoar a serra, é moldado por ela a ponto de tornar-se uma rude e vigorosa imagem de humanidade pré-histórica, então venham à Serra do Gerês penetrar-se da sua essência primitiva e cândida.

Jaime Cortesão

domingo, 18 de julho de 2010

Parque Nacional Isla Contoy (Mexico)

Estando tão longe do meu cantinho preferido do Mundo não pude deixar de visitar outros cantinhos bem interessantes, este fica "perdido" entre o Golfo do Mexico e o Mar das Caraíbas, o Parque Nacional Isla Contoy ou "ilha dos pássaros" foi o 1º Parque Nacional do Mexico, criado em 1981.Este fantástico lugar não apagou a saudade do "meu" Gerês, mas deixou uma bela recordação que para sempre iriei lembrar.


Fotografia:Sandra Macedo

quarta-feira, 7 de julho de 2010