terça-feira, 2 de julho de 2013

O Gerês por Miguel Torga IX

Eu Gosto da Paisagem

Eu gosto da paisagem. Mas amo-a duma maneira casta, comovida, sem poder macular a sua intimidade em descrições a vintém por palavra. Chego a uma terra e não resisto: tenho de me meter pelos campos fora, pelas serras, pelos montes, saber das culturas, beber o vinho e provar o pão. E quando anoitece volto, como agora, cheio do enigma que fez cada região do seu feitio, tal e qual como pôs nas costas do dromedário aquela incrível marreca, e no pescoço do leão aquela fantástica juba.

Miguel Torga, in "Diário (1942)"


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Portela de Leonte-Prado do Vidoal-Lomba do Pau-Carris de Maceira-Portela de Leonte

3-06-2012

Uma caminhada muito agradável pelo até então desconhecido para mim Vale de Maceira.
Um agradecimento especial ao Orion, Lírio e Pimpolhos pela simpatia, companhia e sabedoria transmitidos nesse dia, fica o desejo de em breve repetir uma caminhada com eles.
O trilho desenvolveu-se calmamente a partir da Portela de Leonte até á Lomba do Pau onde começamos a descida vertiginos pelo magnífico Vale de Maceira...Um trilho a repetir mais vezes no mais belo cantinho do Mundo...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Portela de Leonte-Prados do Conho-Prados da Messe


 13/05/2012

O desejo de conhecer os Prados da Messe já era antigo e a desejada caminhada demasiadas vezes adiada, mas nunca pensei que este trilho fosse realizado em apenas uma manhã...
Saímos bem cedo de manhã e sempre em passo certo e acelerado subimos decididos Monte acima em direcção ao Vidoal, depois a Freza, lomba do Pau , Prados do Conho e finalmente a Messe, escondida num belo recanto do parque e á sombra das Albas... um local sem dúvida mágico envolto numa aura de mistério e encanto...tudo o que o nosso Gerês tem de melhor para nos oferecer.
Rapidamente fizemos meia volta e regressamos pelo caminho por onde viemos...pouco passava das 13h30 quando chegamos a Leonte, ainda inebriados pelas belas paisagens que tínhamos acabado de ver...
Com esta caminhada mais um pouco do véu foi levantado, mais um pouco deste cantinho foi descoberto, o que apenas aumentou o desejo de conhecer mais além, porque esta vontade descontrolada só tende a aumentar e quanto mais longe se vai, mais longe se quer ir, com o desejo de esta descoberta nunca ter fim nos domínios do mais belo cantinho do Mundo...

Texto: David Gonçalves
Fotografia: David Gonçalves/ Abel Vieira





























Dia Internacional da Biodiversidade 2013

O Dia Internacional da Biodiversidade foca-se, em 2013, na estreita relação entre a Água e a Biodiversidade. O objetivo é alertar para a necessidade extrema de conservar a Diversidade Biológica e os ecossistemas para garantir a segurança no que diz respeito à água.



O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se anualmente a 22 de maio, desde o ano 2000. A efeméride instituída pelas Nações Unidas para celebrar a Biodiversidade do planeta Terra e para incentivar à sua conservação, foi assinalada pela primeira vez em 1993, no dia 29 de dezembro.
Dada a proximidade das festas natalícias e de fim de ano, a data da celebração foi alterada, sete anos mais tarde, para 22 de maio. Este é o dia do aniversário da aprovação do texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que teve lugar em 1992.
Uma vez que 2013 foi designado o Ano da Cooperação Internacional para a Água, o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica decidiu focar as celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade na estreita relação entre a Água e Biodiversidade.
Neste dia, é enfatizado que os ecossistemas e, em particular, a diversidade de formas vivas que os constituem, regulam a disponibilidade de água e a sua qualidade, de tal modo que a degradação dos sistemas naturais conduz à insegurança em relação aos recurso aquáticos.
Deste modo, a correta gestão dos ecossistemas como as florestas, pradarias, zonas húmidas e solos, que constituem infraestruturas naturais através dos quais a água flui, é essencial.
No contexto das Alterações Climáticas, que afetam o ciclo da água e o funcionamento dos ecossistemas, é necessário agir a este nível para nos adaptarmos aos efeitos de fenómenos como o Aquecimento Global.
Por outro lado, dada a natural interdependência entre o ciclo da água e o ciclo do carbono, o recurso a abordagens baseadas no conceito de ecossistema tendo em vista a gestão da água também contribui para mitigar os efeitos das alterações do Clima.
Os exemplos de gestão dos ecossistemas para garantir a segurança no que diz respeito á água são múltiplos, indo desde a conservação das zonas húmidas para reduzir o risco de inundações à recuperação de solo para reduzir a erosão e a poluição e assim aumentar a disponibilidade de água para a rega agrícola, passando pela preservação das florestas para garantir as reservas de água potável.
Este tipo de abordagem resulta, também, em muitos outros benefícios tais como a promoção da segurança alimentar através de uma agricultura mais produtiva; disponibilização de matérias-primas como a madeira, por parte dos ecossistemas florestais e de habitat para espécies polinizadoras e silvestres e a disponibilização de locais de recreação e com valor cultural.

In: Naturlink

terça-feira, 9 de abril de 2013

Minas de Carris em dia de Neve

15 de Abril de 2012

     As noticias que a neve tinha chegado a Carris chegaram e sem hesitar lá nos pusemos a caminho das mais famosas Minas do Gerês.
    O dia estava frio, mas nem isso nos fez abrandar passo, a perspectiva de ver a Serra pintada de branco preenchia nos o espírito e nada nos iria fazer parar...
    Pouco depois do Modorno começamos a ver o primeiros sinais de neve , aqui e ali a Serra ia se vestindo de Gala, e quanto mais subíamos mais bonitas eram as vistas...
Chegados a Carris e com o frio a fazer sentir-se cada vez mais, fizemos a habitual visita ao penedo da Saudade, á Represa e as fotos da praxe para logo de seguida descer um pouco a fim de poder comer algo quente para aquecer e regressar com aquelas belas imagens gravadas na memória...não há dúvida de que pintada de branco a nossa Serra dá nos ainda mais razões para a considerar o mais belo cantinho do Mundo...

Texto: David Gonçalves


quinta-feira, 21 de março de 2013

21 de Março - Dia da Árvore e da Floresta









Fui para os bosques viver de livre vontade,
Para sugar todo o tutano da vida…
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!


Henry David Thoreau