quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ICNB participa no Ano Internacional das Florestas


04.02.2011
Iniciativa em curso desde 2 de Fevereiro
Depois de 2010, em que celebrámos o Ano Internacional da Biodiversidade, a Conservação da Natureza e da Biodiversidade é novamente invocada em 2011: a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS, dando sequência ao tema da Biodiversidade e alargando-o à gestão sustentável das florestas.



A floresta constitui uma importante parcela dos espaços naturais portugueses, ocupando 39% do território nacional – 3,4 milhões de hectares. Das dunas do litoral às nossas serras, passando pelas charnecas e planícies do Sul do país, a presença da floresta é um denominador comum da nossa paisagem e um factor de Biodiversidade.



A floresta é também fonte de múltiplos serviços ambientais imprescindíveis para a sociedade: renovação do ar e fornecimento de água de qualidade; as florestas também são um pilar do combate à desertificação e às alterações climáticas – a floresta portuguesa garante o sequestro de 280 milhões de toneladas de CO2.



Sob o mote A Floresta é de todos, para todos, o Ano Internacional das Florestas decorre desde o dia 2 de Fevereiro, com a coordenação da Comissão Nacional da UNESCO, em articulação com a Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. O ICNB integra a Comissão Executiva do evento, juntamente com outras entidades como a Associação Nacional de Municípios Portugueses e organizações ambientalistas.



Acompanhe as actividades que celebram o Ano Internacional das Florestas em 2011.

In: Portal ICNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário