quinta-feira, 28 de abril de 2011

Portela do Homem – Minas dos Carris



Segunda-Feira 25 de Abril de 2011

Em dia de Feriado Nacional, em comemoração do dia da Liberdade, nada melhor do que juntar um bom grupo e visitar uma vez mais um dos mais belos recantos do Gerês…Uma prova de fogo para o meu “novo” joelho que iria ser bem sucedida…
Logo de manhã bem cedo iniciámos a subida em amena cavaqueira, com o passo certo e com os olhos postos nas belas paisagens que o Vale do Homem presenteia tanto a aqueles que o vêem pela 1ª vez, tanto a aqueles que já o conhecem…entre algumas paragens para ver as lindas lagoas do Rio Homem e sentir a sua frescura como para tirar fotos e recuperar o Fôlego, lá se foi subindo a bom ritmo.
A caminhada ia se fazendo com tão boa disposição, que rapidamente chegamos às Minas, onde prontamente nos dirigimos ao Penedo da Saudade para almoçar, descansar e contemplar aquela que para mim é das paisagens mais deslumbrantes do PNPG.
Do Penedo da Saudade saímos já com o amigo Rui, que teve a gentileza de nos oferecer uma visita guiada pelas minas (uma autêntica aula de História e Geologia ao Vivo).
A nós se juntaram também o Paulo e o Hélder que primaram pela simpatia, esperando sinceramente voltar a encontrá-los em futuras caminhas por serras geresianas…
Depois do “Tour” turístico por Carris, regressamos cansados mas satisfeitos ainda parando nas margens do Rio Homem para reconfortar os pés doridos nas águas geladas do “Homem” e que bem que soube…
Quase sem dar por isso estávamos novamente na Portela do Homem, a caminhada terminara mas os sorrisos e as recordações daquele dia permaneciam, assim foi mais uma caminhada no mais belo cantinho do Mundo…

PS: Agradecimento ao Grupo que saiu comigo da Póvoa de Lanhoso…Abel, Celso, Raoul, Bruno e Daniel que foram o grupo mais bem-disposto que fez caminhadas comigo até hoje, a todos eles muito obrigado pela companhia e pela boa disposição!

PS2: Agradecimento Especial ao Rui Barbosa do Blogue Carris por partilhar com todos nós o seu vasto conhecimento e paixão pelas Minas dos Carris Ex-líbris do PNPG.













Texto e Fotografia: David Gonçalves

2 comentários:

  1. Como é tão bom ler e sentir.
    Orgulho-me de ter este gosto pela Natureza, e ter caminhado com este grupo Fantástico.
    Desde a mochila rebolar até á despedida foram feitos de sorrisos ,suspiros e conhecimentos Únicos.
    Abraço ao Grupo
    Até Breve
    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer enorme ter partilhado esta caminhada com todos vocês, espero caminharmos juntos novamente. Um abraço a todos.
    Paulo ZXY

    ResponderExcluir